descrição do blog

Este é um espaço para trabalhos de criação e confecção próprias.
Aqui você encontrará trabalhos em Tear de Tricô, Tricô à Máquina,
com receitas básicas, fotos explicativas, gráficos de peças e de pontos, inclusive para iniciantes nas técnicas apresentadas.
Haverá, também, trabalhos em Tricô com Agulhas e com os Dedos, Crochê Barbante e Tunisiano, Reciclagem, Customização, Costura
e algumas peças que foram confeccionadas a partir de ideias deste maravilhoso mundo virtual.
Receitas de terceiros estarão com os devidos créditos, respeitando os direitos autorais.
A intenção é compartilhar formas de terapia simples e econômicas!

bem vindos

Bem-vindos!
Houve uma mudança no nome do blog, mas ele continua o mesmo!
Agora, você encontrará outras técnicas de trabalhos manuais.

Avisos

Role a página para visualizar algumas peças e clique nos links à esquerda
para ver as páginas com as receitas.



ATENÇÃO:
Para divulgar qualquer material deste blog, use links de redirecionamento, por favor.
Assim, seus visitantes e amigos poderão conhecê-lo... Obrigado.


Se houver alguma peça que ainda não esteja com a receita ou o gráfico
(ou com problemas na visualização),
por favor, avisem-me (email, caixa de recados do blog ou facebook).
Obrigado.


terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Bata Frente Única Lilás - Tricô à Máquina

Tricô à Máquina e Crochê
Tam. M (42/44) Regulagem 6, Linha Cléia 1000, Ponto Recolhido e cartela nº 3 com todas as agulhas em trabalho
Execução
Costas: Monte 114 pontos e teça por 150 carreiras (um retângulo). Arremate.
Frente: Monte 114 pontos e teça por 150 carreiras. Zere o contador e comece diminuindo para as cavas (ambos os lados) a cada carreira: 1x4p e 4x1p; a cada 2 carr: 4x1p e a cada 3 carr: 2x1p (14pts). Ao mesmo tempo e na 12ª carr (a partir do inicio das cavas), prepare para trabalhar as partes separadas, trabalhando os pontos do ombro direito (deixe-os em espera). Arremate os 28 pontos centrais e trabalhe o ombro esquerdo, arrematando do lado do decote e a cada 2 carr: 4x2p e 4x1p (não se esquecendo de continuar arrematando para as cavas). Sobram 17pts em 70 carreiras. Continue reto por mais 70 carreiras. Faça o outro ombro, seguindo o mesmo esquema para as diminuições e arremate.
Acabamento: Passe levemente e costure as laterais e as tiras dos ombros, juntando-as para contornar o pescoço. (podem ser feitas tiras mais estreitas e compridas para amarrar atrás do pescoço). Faça um acabamento em toda a volta do decote, cavas e costas em ponto baixo (ou outro de sua preferência). Faça uma barra em crochê com o ponto de sua preferência para que a peça atinja o comprimento desejado (o ponto segredo também fica muito bonito).

Início
(postagem original em 28/02/2008)

Blusa Color - Tear de Tricô

Tear de Tricô
Tam P
Material: 1 novelo de Linha Anne, 1 agulha de crochê
Pontos empregados: ponto zigue-zague e ponto jacaré; abertura da cala em 3 cm (de prego a prego)
Execução:
Frente: monte 40 pontos no tear e teça no ponto zigue-zague. Na 53ª carreira, arremate os 3 pontos de cada lado e prossiga até 76ª carreira. Arremate todos os pontos. (decote ficará reto).
Costas: igual a frente, tecendo no ponto jacaré (opcional)
(postagem original em mar-2006)

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Regatas e Blusa Salmão - Tricô à Máquina

Tricô à Máquina
Tam M (Cléia 5) - Tam P (Cléia 1000) - Tam P (Anne)

Três variações da mesma receita (camiseta regata), com fios diferentes. Foram feitas pequenas alterações nos decotes, nas cavas, no comprimento e no acabamento.

(postagem original: mar/2007)

Camiseta Regata - Tricô à Máquina

Tricô à Máquina

Tam. 42-44
Regulagem 4 e 5, Linha Cléia
Execução:
Frente e Costas (iguais): Coloque 134 pontos e teça 30 carreiras na regulagem 4 para a barra e dobre. Zere o contador e teça mais 146 carreiras na regulagem 5, arremate para a cava 8p (de cada lado), zere o contador e teça 22 carreiras, diminuindo de cada lado (ainda para a cava) a cada 1 carr 4x1p, a cd 2 carr 4x1p e a cd 3 carr 4x1p. Na 22ª carreira arremate 34p para o decote e continue cada lado separadamente, diminuindo a cada 2 carr 4x2p e 4x1p e continue tecendo até completar 84 carreiras (altura total da cava até o ombro). Faça a outro lado igual, diminuindo do lado contrário.
Acabamento: Passe levemente e costure com costura invisível, fazendo um acabamento em toda a volta do decote e cavas em crochê.
Gráfico para a Camiseta Regata
(postagem original: set/2006)

Blusas Light - Tear de Tricô

Tear de Tricô

Blusas que podem ser usada por cima de qualquer outra peça, com saia ou calça... Prática, simples de fazer e combina com tudo! Fiz no tear de tricô, mas dá para fazer à máquina ou no tricô de agulha. Não é legal?
Blusa Preta (Tam. M) Material: 1 novelo de Linha Anne, Tear de tricô com cala de 4 cm
Execução: monte os pontos em 50 pregos e teça em ponto grama (gráfico nº 18 no link "Mais receitas - Tear") por 30 carreiras. Na 31ª carreira, teça 12 pregos (ombro), arremate os 26 pregos centrais (decote) e teça os outros 12 (ombro). Volte passando o fio em todos os pregos: nos 12 primeiros e nos 12 últimos continue tecendo no ponto grama e nos pregos centrais será feita a mesma "correntinha" do início (na ida, passe o fio em todos os pregos e, na volta, depois de trabalhar os últimos 12, faça a correntinha nos pregos centrais, isto deixará um buraco no centro do trabalho). Continue tecendo, por mais 30 carreiras e arremate todos os pontos.

Blusa Bege (Tam. P) - Basicamente igual à Preta, exceto a quantidade pregos e o ponto: monte os pontos em 40 pregos e teça em ponto Espinha (gráfico nº 11 no link "Mais receitas - Tear") e siga a receita anterior, deixando para os ombros 10 pregos e para o decote 20.

Acabamento: conture as laterais, "imitando" o ponto (deixando o fio solto entre as laterais).
Gráfico da Blusa Light Preta
(postagem original: mar/2007)

sábado, 27 de dezembro de 2008

Frente Unica Rosa - Tricô à Máquina

Tricô à máquina
Tam. P
Material: 1 novelo de linha Cléia
Execução: Esta blusa é feita em uma só peça, levando, portanto, uma só costura. Monte 100 pontos e trabalhe na regulagem 8 por 360 carreiras. Arremate. Faça uma tira de mais ou menos 50 cm e pregue-a na peça para amarrar ao pescoço. Faça um acabamento em toda a volta em crochê.
(postagem original: mar/2007)
Tire suas dúvidas!
Início!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Blusa Gola Alta - Tricô à Máquina

Tricô à Máquina

Tam. P
Material: 1 novelo de Linha Anne e agulha de crochê. Regulagem 8
Execução: Frente e Costas são iguais. Monte 108 pontos e trabalhe por 78 carreiras. Arremate de ambos os lados a cada 3 carr 1p 21x (63 carr). Continue reto por mais 48 carr. e arremate todos os pontos. Costure as laterais (nas partes retas) e depois dobre a gola e costure para dentro (formando a gola alta). Faça o acabamento na barra e nas cavas em crochê.

(postagem original: ago/2006)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Regata Azul Mesclado - Tear de Tricô

Tear de Tricô
Tam. P
Material: 1 novelo de linha Anne, agulha de crochê, tear de tricô com cala regulada em 3cm.
Ponto malha: tecer na ida e na volta.
Execução:
Frente e Costas são iguais. Monte os pontos em 30 pregos e teça por 40 cm. Teça 10 pontos da lateral, arremate os 10 pontos centrais e teça os outros 10 pontos por 8 cm e arremate. Teça, da mesma forma, o outro ombro e arremate. Costure as laterais e os ombros.
(postagem original: abr/2006)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Blusa Cava Reta

Tricô à Máquina
Tam P
Material: 250 grs. de fio Cristal e agulha de crochê
Regulagem 6
Execução:Costas: Monte 118 pontos e teça 40 carreiras na regulagem 3 e dobre (para a barra). Mude para a regulagem 6 e continue por mais 150 carreiras, aumentando, para a cava, 10 pontos de cada lado e teça por mais 84 carreiras (até a altura dos ombros) e arremate.
Frente: Faça como para as costas (inclusive a cava). Para o decote, na 48ª, arremate os 16 pontos centrais de uma só vez e trabalhe cada lado separadamente, arrematando do lado decote, a cada 2 carr: 1x 4p e 1x 3p, depois a cada carr: 4x 1p e a cada 2 carr: 3x 1p (ficam 52 pontos). Arremate. Faça a outra parte igual.
Acabamento: Passe levemente e costure as laterais e os ombros. Faça o acabamento das mangas e decote em crochê.
Tire suas dúvidas!

Início!

sábado, 20 de dezembro de 2008

Colete Salmao - Tricô à Máquina

Tricô à MáquinaTam. P
Material: Linha Cléa
Execução:
Costas: Monte 100 pontos e teça 120 carreiras (pode ser mais, é claro!) , na regulagem 8. Arremate.
Frente: Monte 50 pontos e teça 58 carreiras. A partir da 59ª carreira diminuir apenas de um lado (decote) e em toda carreira ímpar 1 ponto por 30 vezes. Ficam 20 pontos . A diminuição vai até a 117ª carreira, portanto teça até a 120ª. Arremate. Faça a outra lateral da mesma forma, diminuindo do lado oposto.
Acabamento: Passe levemente e costure as laterais (deixando a cava) e os ombros. Faça o acabamento das mangas e em toda a volta do trabalho em crochê.
Obs: Estou fazendo outro com a linha Anne (a que usei no bolero bege), fica um pouco mais grosso. Este salmão ficou “molinho”. Acredito que seja melhor, depois eu mostro.
Fale comigo!
(postagem original em maio de 2006)